quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Vivemos em um mundo de segundos, e o que isto quer dizer? A cada segundo gera-se informação, e esta informação trafega numa velocidade extraordinária, principalmente depois da criação da Internet, o que permitiu a lugares extremamente remotos  estarem antenados no que acontece no mundo em tempo real. Analisando de forma mais profunda o assunto, a conclusão é que vivemos na era da informação. A informação pode ser utilizada de diversas formas: no contexto global ela serve para deixar a sociedade informada de fatos e notícias, no contexto governamental ela serve para deixar a sociedade informada e consciente de seus direitos e deveres, e a partir daí transformar e utilizar a própria informação como mola propulsora de mudanças necessárias aos movimentos que visam à cidadania coletiva. E finalmente no contexto organizacional das empresas, a informação para ser relevante, deverá ser transformada em conhecimento. Pois só o conhecimento transforma, muda e realiza. Na sociedade da informação o combustível é o “conhecimento”. O capital intangível é o mais valorizado, chamado de capital intelectual.
A nova estrutura de classe está dividida entre aqueles que têm informação e aqueles que ainda permanecem na ignorância, ou seja, a falta de informação. Por isso em plena era da informação, temos tantos apagões, sejam de conhecimentos, habilidades e principalmente de atitudes.

Por isso para que haja a sobrevivência das organizações, elas têm que estar totalmente integradas aos Sistemas de Informação, que são um conjunto de elementos interdependentes, logicamente associados, para que de sua interação sejam geradas informações necessárias à tomada de decisões. O sistema de informação recebe entradas (inputs) que são processadas e transformadas em saídas (outputs) sob forma de relatórios, documentos, índices, listagens, medidas estatísticas de posição ou de tendência, etc. Enquanto os dados em si não permitem significado mais amplo, mas quando processados e combinados se transformam em informação.  É muito importante saber analisar e utilizar esta informação para reduzir as condições de riscos e incerteza.

O Sistema de Informação é de vital importância para o planejamento estratégico das organizações. Tanto para as atividades–fim: a produção ou prestação de serviços; quanto para atividades-meio: tais como recursos humanos, marketing, informática, logística, finanças, contabilidade, etc.

O uso estratégico da Tecnologia da Informação (TI) começa a partir de uma percepção do que está ocorrendo no ambiente de negócios e da decisão de como a empresa deve se posicionar em relação a este cenário.  Isso é feito a partir do Planejamento Estratégico Empresarial e determina o Planejamento Estratégico da Informação.

Dentro deste ambiente, temos a seguinte pergunta:
Qual o papel do RH dentro deste Sistema de Informação?
O RH funciona como conciliador de talentos individuais e departamentais para trabalharem de forma convergente, seguindo metas comuns e na mesma direção, proporcionando condições para o alcance dos objetivos organizacionais.  Para isso o objetivo empresarial deve estar bem definido e bastante difundido na organização. Além da capacidade de difusão que precisa sempre ser melhorada na comunicação, me permito afirmar que grande parte dos problemas organizacionais, poderia ser facilmente resolvida, e também haveria uma grande profusão de ideias, se as organizações aprendessem a simplesmente OUVIR suas PESSOAS.

Um Sistema de Informação de RH requer: observação sistemática, análise e avaliação da organização, e de seus subsistemas, e das suas respectivas necessidades de informação.  Um sistema de informação deve identificar e envolver toda a rede de fluxos de informação para ser projetada para cada grupo de decisões.  A ênfase deve ser colocada na necessidade de informações e não simplesmente no uso da informação.


Pensem nisso e até 2014!!!  

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