terça-feira, 27 de outubro de 2009

CAROS AMIGOS,

O que diferencia um profissional do outro em meio à multidão? Na minha visão ao longo da minha trajetória profissional, tive e tenho a oportunidade de estar sempre buscando uma resposta a esta indagação. A cada dia que passa tenho a oportunidade de trabalhar e conhecer mais pessoas, e me convenço, que não é a cultura, a educação, a certificação ou a experiência, que nos diferencia, mas sim a MOTIVAÇÃO.
A palavra motivação é derivada de duas palavras, uma o MOTIVO, que nos norteia, nos dá uma direção e estabelece o nosso objetivo. A outra é a AÇÃO, que nos define o melhor planejamento e coloca em prática nosso plano de ação para alcançar os objetivos e as metas estabelecidas. Tenho convicção que a MOTIVAÇÃO é intrínseca, que parte de dentro para fora, e que cada um de nós responde de forma pessoal e individualizada, pois a zona de conforto é pessoal e jamais poderá ser tratada como objetivo comum. Um dos grandes erros que identifico nas Organizações, é tratar a todos de forma corporativa, sem conhecer as dificuldades e as limitações das áreas que colocarão em prática as determinações.
Estranho que muitas empresas que agem desta forma, dizem que trabalham com a Governança Corporativa. Antes de eu abordar o tema que será o meu terceiro artigo, gostaria de enfatizar a importância do conhecimento e do talento humano como diferencial competitivo entre as empresas. Tal abordagem sempre incluiu a forma de organização das equipes, o bom relacionamento entre elas, e, principalmente, como transformam o conhecimento individual numa obra coletiva, independente da função ou o cargo exercido, pois a responsabilidade do negócio cabe a todos. Eventuais revoluções no "como fazer", decorreram da aplicação do conhecimento em associação com a experiência e a inteligência humana.
A percepção da importância do conhecimento nas organizações é a própria disseminação e proliferação do assunto em palestras e seminários que tratam da Gestão de Pessoas. Normalmente os temas desses materiais e eventos versam sobre talento humano, inteligência competitiva, capital intelectual, engenharia do conhecimento e gestão do conhecimento. Em comum, são feitas abordagens com a reafirmação da importância de uma ação sistemática facilitadora, por parte da organização, no sentido de criar, utilizar, reter e medir o seu conhecimento.

Nenhum comentário: