terça-feira, 1 de dezembro de 2009

CAROS AMIGOS,

Vivemos em um mundo, onde as transformações são constantes, a tal ponto em que podemos afirmar que são diárias, e já façam parte de nosso cotidiano. Em meio a tantas transformações, mudanças e inovações, passamos por um processo de adaptação ou readaptação ao meio de convívio, seja na sociedade, seja no ambiente familiar e no ambiente profissional.
E dentro destes ambientes o ambiente profissional é que ao longo de sua trajetória desde o início da revolução industrial, vem sofrendo e causando os maiores impactos, seja na economia dos países, na estrutura familiar e na forma em que as empresas fazem a gestão das pessoas. No início os empresários achavam que o ser humano era movido apenas a recompensas, e não estavam muito preocupados em melhorar as condições de trabalho, e as condições de capacitação e de treinamento.
Hoje o contexto atual nos mostra que o sucesso de gestão, é diretamente proporcional a aderência, ao grau de identificação, ao conhecimento do negócio e a felicidade em que os colaboradores tenham em fazer parte da organização. Hoje as empresas de sucesso, são aquelas que incentivam e criam dentro de seus ambientes organizacionais, não colaboradores, mas sim EMPREENDEDORES, pois a responsabilidade do negócio cabe a todos, independente da função, ou da posição em que a pessoa exerça dentro do organograma da empresa.
Certa vez o Presidente de uma grande Organização em meio à reunião de Diretoria, me fez a seguinte pergunta: senhor José Renato, em sua opinião qual é a pessoa mais importante em minha empresa? Prontamente lhe respondi: senhor Presidente todas as pessoas são importantes, mas neste momento, a pessoa mais importante é a senhora Maria, que nos serve o cafezinho. Então ele me perguntou por que, e eu respondi que se a senhora Maria nos servisse um cafezinho frio e com uma fisionomia fechada, eu como um possível cliente, não faria negócio com sua empresa, pois ficaria evidenciado que a senhora Maria estava infeliz. Como recentemente tivemos a semana do Empreendedorismo, no meu quarto artigo, estarei abordando o tema.

Nenhum comentário: