Gestão de Pessoas - A delegação
com Follow-up
Fazer a Gestão
de Pessoas torna-se a cada dia a principal estratégia de transformação nas
Organizações, pois de acordo com o processo de maximização das competências
individuais, com foco totalmente direcionado ao resultado que a equipe precisa
atingir, a liderança tem que ser exercida de forma participativa, permitindo a
todos os colaboradores, independente das funções que exerçam, a sua total
imersão na responsabilidade do negócio. Pois os resultados só acontecem, quando
há o comprometimento e a identificação de cada um naquilo que faz, e também de
que forma cada um pode contribuir para ajudar no crescimento do outro. Pois o
processo de transformação, utilizados como referenciais centrados em cargos
demonstram fragilidades diante de um ambiente incerto e em constantes mudanças
nas quais vem passando as organizações.
No contexto globalizado
onde as mudanças ocorrem a todo o momento, as organizações precisam criar
estratégicas claras, pautadas por uma gestão com amplo envolvimento e
participação, estabelecendo um compromisso com a força de trabalho, baseado em
respeito mútuo em uma comunicação aberta, e na disseminação do conhecimento, ou
seja, com o envolvimento dos clientes internos e externos, fazendo com que todos
se tornem verdadeiros Stakeholders.
Diante deste
cenário, é fundamental ao Gestor aprender a criar novas formas organizacionais
em torno de equipes e processos. Meu entendimento, é que para alcançarmos um
modelo de sucesso, precisaremos trabalhar a Gestão por Competências e o
Desenvolvimento de Líderes de Fato.
Ao
estabelecermos a Gestão por Competências, é fundamental adotarmos o conceito do
CHA, principalmente algumas atitudes básicas relacionadas às ações gerenciais,
como:
Ter a conscientização
de que cada tipo de organização necessita de pessoas com perfis específicos e
que cada posto de trabalho existente na empresa tem características próprias e
deve ser ocupado por profissionais que apresentem um determinado perfil de
competências.
Reconhecimento
de que aqueles que ocupam funções de liderança são responsáveis pela demanda de
oportunidades que permitam o desenvolvimento e a aquisição de novas
competências.
Ter a crença
de que sempre haverá a demanda para o desenvolvimento de novas competências e o
que hoje é exigido para a boa execução de um trabalho, poderá agregar novas
exigências amanhã.
Saber
delegar é uma Arte, e cada vez mais uma necessidade dentro das organizações.
Delegar é ter total domínio do que se está delegando, fazer o acompanhamento do
que foi delegado, avaliar se o que foi delegado será entregue dentro do prazo,
e se não for, intervir para ajudar (NÃO
FAZER) ao colaborador que recebeu a delegação, tenha condições e
conhecimento para terminar o serviço com qualidade. Pois desta forma, você se
tornará um Líder Coach e Facilitador, criando seus futuros Sucessores.
Não tenham
receio de transferir conhecimento, pois o conhecimento se transfere, mas a
experiência de vida não. Pensem nisso e até a próxima!!!