quarta-feira, 4 de abril de 2012

TALENTO O PRINCIPAL CAPITAL

No contexto atual da economia, sempre que o mercado aborda sobre qual o principal ativo de uma Organização, a resposta é única, e por unanimidade se chega ao fator humano, ou seja, Pessoas. As Organizações com as constantes evoluções num mundo cada vez mais interligado e globalizado, e completamente dependente de resultados, vivem o dilema entre o Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento, e nesse contexto o RH até então considerado um centro de custo, assumi papel relevante na estratégia de alavancagem da maximização dos resultados e da liquidez das empresas, visto que somente através do TALENTO, e da escolha das pessoas certas se torna vital para o funcionamento da empresa. Pessoas bem selecionadas e bem posicionadas não somente contribuem para o adequado funcionamento da empresa como também constituem um significativo potencial para a disseminação do conhecimento.

A preocupação com o fortalecimento do capital intelectual tem mudado a gestão dos recursos humanos nas empresas. Observa-se que os processos de recrutamento e seleção têm se modificado, no sentido de usar novas técnicas capazes de identificar pessoas com potencial de crescimento, flexibilidade, resiliência e pensamento estratégico. As organizações precisam de pessoas questionadoras, capazes de incentivar a criação e inovação, e a comunicação do conhecimento de forma ampla, sendo capazes de estruturá-lo, mantê-lo e aprimorá-lo.

Uma das principais questões centrais da gestão do conhecimento, que pretende ir além do simples gerenciamento da informação ou do conhecimento explícito, é ampliar a capacidade empresarial de criar conhecimento novo, compartilhá-lo no contexto organizacional e agregá-lo em produtos, serviços e processos, pois somente aplicando uma visão holística dos negócios, é que poderemos gerar vantagens competitivas sustentáveis. E desta forma gerenciando os ativos intangíveis e o conhecimento, buscando transformá-lo em resultados econômicos.

As Organizações enfim entenderam e estão cada vez mais conscientes da importância da cultura, do respeito às diversidades, e do incentivo ao DIFERENTE. Pois os resultados são a soma das diferenças, e o que cada indivíduo através de seu Talento, pode contribuir para os resultados da organização. Hoje a um interesse muito grande em torno dos valores organizacionais, que contemplem ações de inserção da diversidade no ambiente de trabalho seja através de ações de cunho participativo, reuniões, seminários e treinamentos, tenciona-se criar uma sinergia entre os valores individuais e os do grupo. Essa busca por um alinhamento e entendimento de valores individuais, que somados se tornam o grande diferencial na construção das equipes e no atingimento dos resultados. O que se espera, nessa visão, é que o profissional de RH, equipado com o conhecimento sólido sobre os processos de aprendizagem e portador da visão global de negócio, seja capaz de articular e direcionar a empresa nos processos de gestão.

"é a criação do conhecimento e a capacidade de agir, que são o resultado de um processo altamente localizado, que determinam o sucesso corporativo" (Porter, 1989).