segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Processo de Venda


Com o constante aprimoramento do mercado, alavancado por novas tecnologias e pela necessidade contínua de se fazer mais otimizando os meios e os recursos, as empresas vem a cada dia utilizando metodologias e equipamentos com a finalidade de aumentar seu Market Share e crescerem num mercado a cada dia mais competitivo.  O conceito hoje é fazer mais por menos, ou seja: conseguir atingir o maior resultado com o menor investimento possível. O resultado disto, é que cada vez mais empresas deixam de lado o fator humano nas relações pessoais, e adotam o atendimento frio e informal.
O meu convívio diário com diferentes culturas organizacionais (Indústrias, Serviços, Varejo, entre outros), me permitiu ter um olhar diferenciado para as teorias de que a criatividade e a felicidade dos funcionários no ambiente de trabalho levariam ao sucesso das empresas. Hoje o consumidor (Cliente) busca uma relação mais próxima e verdadeira, e em tempos de pulverização e fragmentação dos meios de comunicação e consumidores, é difícil pensar em um canal de comunicação mais claro, direto e persuasivo do que gente (pessoas).

Quando Philip Kotler nos apresentou Os 4 “Ps” de Marketing: Product (Produto); Price (Preço); Promotion (Promoção) e Place (Ponto de Venda), ele poderia ter relacionado o 5º P, ou seja: (Pessoas). Pois sem elas não há negócio. Com o decorrer do tempo, eu me permito  reduzir a apenas 3 “Ps”. Pessoas, Pessoas e Pessoas. Pessoas se relacionam com pessoas. Pessoas convivem com pessoas. Pessoas compram de pessoas e não de empresas.

Hoje os grandes Players de mercado antes de lançarem algum bem ou serviço vem utilizando uma poderosa ferramenta que é o Endomarketing. Para fazer com que o mercado externo responda positivamente aos estímulos que lhe são dirigidos, as empresas procuram garantir que seu mercado interno (colaboradores e empregados) seja capaz de cumprir as promessas feitas aos consumidores (clientes). Entretanto para que este esforço interno aconteça  vários fatores se fazem necessários, tais como: tarefas estimulantes e ambiente de trabalho motivador; contudo o grande desafio é fazer com que os empregados respondam favoravelmente às demandas da organização em relação ao absoluto compromisso com a satisfação do cliente, e desta forma os colaboradores e empregados passam a fazer parte integrante da Marca da empresa.
A falta de conhecimento e compreensão das estratégias da empresa e a inexistência de verdadeiros "provedores de soluções para os clientes" quase sempre andam juntas, o que se deve em parte a um conhecimento insuficiente do conteúdo de uma estratégia voltada para a plena satisfação dos consumidores.


Grande parte deste problema é atribuído às empresas, pois a falta de treinamento e capacitação impactam na assertividade junto aos clientes. Além disso, outra parte do problema pode ser atribuído à atitude de alguns colaboradores, pois atitudes diferentes ou até negativas têm que ser mudadas. Por outro lado, problemas de atitude normalmente advêm da falta de compreensão dos fatos.
As organizações tem que entender, que o processo de compra se inicia dentro da própria empresa, e que se a venda não for feita internamente, não haverá CLIENTES.
Pensem nisso!