terça-feira, 18 de setembro de 2012

POR QUE ROTULAR AS PESSOAS?

Os Seres Humanos, desde o nascimento são dotados de uma defesa natural, que faz com que tenhamos mais afinidade com uns mais do que com outros. Quando a inocência e a idade ainda não nos permite avaliarmos e identificarmos o porquê, agimos espontaneamente. À medida que, crescemos e passamos a estar mais inseridos no contexto de convivência em sociedade, deixamos de sermos naturais e passamos a agir de forma pensada e condicionada. E é neste momento, que o Ser Humano, passa a ser seletivo e a excluir o que não está inserido em contexto de vida. O medo, a indiferença, a apatia, a competição, e o pior de tudo o preconceito, nos faz a agir de forma seletista, egoísta e exclusiva. Pois vivemos a todo o momento rotulando as pessoas, e ao mesmo tempo sendo rotuladas por elas.
O rótulo, é o fator que mais dificulta o relacionamento, cria obstáculos, impede o relacionamento de se tornar saudável e produtivo, insere sentimentos de hostilidade, gerando distanciamentos. Julgar é rotular e sentenciar alguém, mesmo que você ainda não o conheça, e tenha a oportunidade de conhecê-lo, e desta forma como decorrência inevitável, passamos a enxergar antes um objeto do que um ser humano. Tornamo-nos cegos a muitas outras características que ele certamente possui, e ficamos insensíveis às circunstâncias que motivaram seu comportamento. Não existem rótulos positivos, pois todo rótulo é negativo, por impedir que as pessoas sejam elas mesmas, podendo levá-las a viver como se estivessem desempenhando um papel que os outros lhe atribuíram. Os meios sociais, e o contexto socioeconômico através da mídia, acabam de certa forma atuando de forma tendenciosa, e podemos dizer até mesmo racista, e com o uso habitual e inadequado das informações, criam-se grupos e isolam-se outros, simplesmente por terem opiniões, cultura, e terem meios de vida diferentes a dos padrões estabelecidos.
O rótulo pode destruir potenciais parcerias, criar conflitos, criar divisões, incentivar o racismo, criar o ostracismo, simplesmente por sermos diferentes. Deixando desta forma de incentivar o potencial ilimitado que cada um tem como Ser Humano.
Minha proposta é que estejamos abertos para conhecermos e convivermos com todas as pessoas, pois ser diferente é normal, pois só através das diferenças é que conseguiremos entender o verdadeiro significado de Ser Humano. 
 
Pensem nisso e até a próxima!