terça-feira, 28 de setembro de 2010

CAROS AMIGOS

Primeiramente, muito obrigado pelo retorno com relação aos artigos que tenho publicado na coluna. Tenho recebido ótimos feedbacks a respeito, e este retorno tem me deixado muito satisfeito. Entretanto independente deste retorno, tenho buscado abordar sempre assuntos e temas que de uma certa forma, nos permitam a reflexão e uma maior discussão, enriquecendo ainda mais o tema, e nos permitindo um aprendizado cada vez maior.
Além disso, alguns leitores tem também solicitado temas para que possamos estar iniciando uma nova rodada de debates. Dentre os temas sugeridos, a leitora Naísa Modesto, de uma grande empresa de Comunicação, sugeriu que eu abordasse uma tema muito interessante "Room to Read".
A mudança do mundo começa com a Educação das Crianças. Como o conceito do Room to Read (capacidade para leitura), é a ação de educar, ou melhor, a EDUCAÇÃO, desenvolvendo a capacidade e o interesse das crianças pela leitura, e a partir daí gerando todo um fascínio pelas descobertas que cada livro pode oferecer, neste meu novo artigo, estarei abordando o Tema EDUCAÇÃO, e o grande poder que ela exerce na cidadania e no processo de inclusão das pessoas, como meio de transformação social de um povo.
Antes de falarmos propriamente sobre a EDUCAÇÃO, segue um pequeno histórico da ONG “Room to Read”:
Inspirador. Há livros que podem mudar a vida de quem os lê. “Saí da Microsoft para mudar o mundo: a história de um empreendedor social e sua missão de ajudar crianças carentes a ler e escrever” é um desses livros. Além de relatar os motivos que levaram seu autor a deixar uma vida glamourosa de executivo de uma das mais importantes empresas do mundo, também apresenta dezenas de aplicações práticas do que aprendeu na indústria de software no gerenciamento de ONGs. Livro excelente para futuros empreendedores e empreendedores sociais, ou mesmo para as pessoas que querem refletir sobre sua própria vida profissional.
John Wood era o homem do marketing da Microsoft na Ásia. Tinha um ótimo salário, muitos benefícios e uma vida repleta dos benefícios que o status de executivo da Microsoft pode oferecer. Após conhecer as condições de vida do povo do Nepal e da carência de livros que as escolas da região tinham, resolveu organizar uma campanha voluntária de arrecadação de livros nos EUA e na Austrália para doar à escola que havia conhecido. Sua campanha deu tão certo que centenas de pessoas colaboraram com livros e dinheiro para a causa.
Diante do “sucesso” de seu pequeno ato, John revê seus objetivos de vida e opta pelo inesperado: pede demissão da Microsoft para se dedicar em tempo integral à construção de bibliotecas e escolas em países subdesenvolvidos. No livro são relatadas as dificuldades enfrentadas por John para levar a frente essa decisão e suas descobertas como empreendedor social.
Desde meios para manter o custo operacional baixo e poder manter o dinheiro captado aplicado diretamente na causa, até as estratégias brilhantes de como captar recursos, o livro é material precioso para qualquer candidato a empreendedor ou a quem busca um pouco de inspiração para a vida.
A ONG criada por John, Room to Read, já construiu 765 escolas, 7.168 bibliotecas, distribuiu 7.132 bolsas de estudos para meninas e distribuiu 5.7 milhões de livros em países como Nepal, Tawian, Camboja, India, Sri Lanka, Laos, África do Sul, Zâmbia e Bangladesh. Números inspiradores para todos aqueles que acreditam na Educação como meio de transformação social.

EDUCAÇÃO – CONCEITOS

“Processo de desenvolvimento de aptidões, de atitudes e de outras formas de conduta exigidas pela sociedade. Processo globalizado que visa à formação integral de uma pessoa, para o atendimento às necessidades e às aspirações de natureza pessoal e social." (cf. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Serviço de estatística educacional. Cuiabá: SEC/MT; Rio de Janeiro: FENAME, 1981. 144 p.).
Conjunto de atividades destinadas a transmitir conhecimentos, a fomentar valores morais e a compreender princípios fundamentais aplicáveis ao longo da vida. (cf. DB - Mercosul).
Todas as atividades voluntárias e sistemáticas destinadas a satisfazer necessidades de aprendizagem. Processo de conscientização crítica do conhecimento. A educação, quando ocorre de maneira informal, confunde-se com o fenômeno do crescimento; ao processar-se em um ambiente determinado e controlado, pode ser formal e informal. A Educação não ocorre apenas na escola; ela é um processo permanente que se efetua na família, na comunidade, no trabalho, na comunicação social, enfim, na interação do homem com o meio. (Cf. CINE 1997, Unesco).
“As conceituações tradicionais de Educação em geral dão maior ênfase à sua dimensão subjetiva, ou seja, aos aspectos de sua prática ligados exclusivamente aos sujeitos da educação, ao seu aprimoramento individual e ao alcance de certos ideais morais e intelectuais tidos como superiores, independente de tempo e lugar. Conceituações mais recentes, sobretudo a partir de Durkheim, consideram a educação como dependente das condições sociais, que variam segundo o país e a época. Essa nova abordagem tanto pode destacar o papel que a educação exerce para uma suposta harmonia social e um ajustamento funcional ao todo, ou, segundo outras tendências interpretativas, denunciar o sentido de controle social que ela impõe, na medida em que serve ao Poder, inculca os valores dos grupos dominantes da sociedade e assim colabora para a reprodução e perpetuação da mesma ordem social ao longo das gerações" (DUARTE, Sérgio Guerra. Dicionário brasileiro de educação. Rio de Janeiro: Edições Antares: Nobel, 1986. 175 p.).

A Educação é "um processo destinado a provocar uma mudança nas disposições ou capacidades do sujeito, com caráter de relativa permanência... Essa mudança pode consistir num aumento de capacidade de realizações ou ainda numa modificação de atitudes, interesses e valores". (Cf.: Ramíre).
Em minha avaliação, a EDUCAÇÃO, é um processo que permite ao SER HUMANO tomar suas próprias decisões, ler um texto ou um livro e saber interpretar seu conteúdo, fazer suas reflexões, questionar, sugerir, opinar, mas acima de tudo perceber que ele é a própria mudança. O processo de EDUCAÇÃO é o alicerce que permite em que a cegueira funcional deixe de existir, e um país possa definir seus próprios rumos, através da inserção das pessoas gerando a verdadeira cidadania. E como exemplo deste processo, podemos destacar o Japão e a Coréia do Sul, países inteiramente arrasados pela guerra, que se tornaram potencias através da EDUCAÇÃO.
Pensem nisso, pois temos a oportunidade de iniciarmos o processo através das eleições.