sexta-feira, 14 de maio de 2010

COMUNICAÇÃO (parte I)

Em plena era da informação o principal ativo de uma empresa é o capital intelectual, ou seja, o seu pessoal. E o principal ativo de cada pessoa é a sua competência profissional. Todos os dias a competência profissional pode ser exercitada, em volume maior ou menor, pelas capacidades e habilidades humanas que são importantes para o alcance dos objetivos organizacionais e para o sucesso da empresa.
A aplicação das energias humanas pode ser infinitamente aumentada quando a empresa oferece condições capazes de potencializar e canalizar as predisposições das pessoas e transformá-las em resultados práticos e positivos.
Neste sentido, o RH se torna de vital importância para empresa, pois através dele as capacidades individuais se desenvolvem e se proliferam em proveito da organização e das pessoas. E através da COMUNICAÇÃO que se consegue difundir as informações, as metas e objetivos organizacionais.


A comunicação é uma prioridade estratégica para a empresa e o condutor da informação. Nas organizações bem sucedidas do mundo, a comunicação recebe máxima prioridade. Um dos primeiros passos para compreender adequadamente o conceito de comunicação é envolvê-lo com outros dois conceitos: o de dados e o de informação.
Dado é um registro ou anotação a respeito de um determinado evento ou ocorrência. Um banco de dados é um meio de acumular e armazenar conjuntos de dados para serem posteriormente combinados e utilizados. Os dados não possuem significados, mas quando combinados e utilizados se torna uma informação.

Informação é um conjunto de dados com um determinado significado. O significado reduz a incerteza e aumenta o conhecimento a respeito de algo. A informação é um conhecimento disponível para uso imediato e que permite orientar a ação ao reduzir a margem de incerteza.


Comunicação é o processo de transmissão de uma pessoa para a outra, sendo então partilhada por ambas. Para que haja comunicação é necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda. A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi comunicada. Comunicar significa tornar comum a uma ou mais pessoas uma determinada informação. Comunicação e informação são membros da mesma família. A informação é a substância dos sistemas de comunicação por diversas formas.


A ciência da comunicação e a pesquisa científica têm atuado como elemento de aceleração no desenvolvimento dos sistemas de tomada de decisão. A tecnologia abrange o armazenamento, veiculação, processamento e reprodução da informação, via internet e intranet. Papéis, arquivos, fichários, sites, CDs, discos ópticos, computadores de mão são formas de armazenar os dados; e outros meios são utilizados para veicular a informação, como o telefone, a Internet, fax, jornal, revista, TV, rádio, livros, tele mídia, outdoors fazendo com que as pessoas estabeleçam a interação com o ambiente. Existem ainda outros instrumentos que servem para processar e reproduzir a informação as fotocopiadoras, transparências, retro slides (slides), fitas de vídeo, DVDs.